Para Anderson e colegas a "presença do professor" em ambiente online é denominada por "presença de ensino", pois consideram que outras pessoas podem intervir nesse sentido. Para eles a "presença de ensino" pode-se definir em três grandes partes:
Concepção e Organização Educacional
Centra-se na coordenação do curso, onde o professor deve fazer a configuração do currículo, conceber métodos, estabelecer parâmetros de tempo, bem como utilizar correctamente os recursos existentes.
Facilitar a conversação
Aqui o professor tem como tarefas: identificar as áreas de concordância e discordância, procurar chegar a um entendimento, encorajar os alunos reconhecendo ou reforçando as suas contribuições, estabelecer um clima de aprendizagem, propor discussão baseada nos estudantes e avaliar a eficácia do processo.
Instrução directa
Este ponto inclui o conteúdo, centrar a discussão em questões específicas, resumir a discussão e confirmar a aprendizagem através da avaliação do feedback.
Concepção e Organização Educacional
Centra-se na coordenação do curso, onde o professor deve fazer a configuração do currículo, conceber métodos, estabelecer parâmetros de tempo, bem como utilizar correctamente os recursos existentes.
Facilitar a conversação
Aqui o professor tem como tarefas: identificar as áreas de concordância e discordância, procurar chegar a um entendimento, encorajar os alunos reconhecendo ou reforçando as suas contribuições, estabelecer um clima de aprendizagem, propor discussão baseada nos estudantes e avaliar a eficácia do processo.
Instrução directa
Este ponto inclui o conteúdo, centrar a discussão em questões específicas, resumir a discussão e confirmar a aprendizagem através da avaliação do feedback.
Quando não existe uma adequada presença de ensino, há uma tendência para a informação partilhada limitar-se à aplicação e integração do conteúdo, não havendo abertura para uma discussão ou debate.
Logo, a proximidade é um factor que se encontra relacionado com a presença do professor, pois é responsável pela motivação, quer na aprendizagem social quer na cognitiva. Podendo o professor utilizar quatro tipos de comportamento:
Aprovação social: na qual o professor elogia e reconhece os estudantes.
Reconhecimento/Posição: os alunos tratam o professor pelo seu nome e são divulgados exemplos pessoais .
Interesse social: questiona os alunos pelo seu nome e solicita-lhes opiniões.
Realces do status: usa uma postura descontraída e o humor fora do contexto da aula.
Apesar de alguns destes comportamentos não poderem ser vistos no ensino online assentes em texto, os professores revelaram apropriar os seus comportamentos de proximidade consoante o meio em que se encontravam (texto, audio ou video).
Resumindo: Um professor presente num ensino online deve, essencialmente, ser activo, assíduo na plataforma, incentivar a participação, prevenir o isolamento dos alunos, dar-lhes feedback num curto espaço de tempo, verificar o seu nível de participação e envolvê-los nas actividades.
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