O papel do professor, tal como no ensino presencial, como no ensino online é fundamental e responsável pela satisfação, aprendizagem e consequentemente os resultados finais dos alunos. O professor deve facilitar as discussões entre alunos e alunos/professores, responderem a cada aluno individualmente ou à turma como um todo, avaliar os trabalhos publicados e as respostas dadas. Offir e Lev (2000) desenvolveram modelos de compreensão da participação dos professores no discurso à distância, para melhorar os resultados dos alunos. Nessa sequência, construiram os seguintes modelos:
1. Social: o professor faz intervenções de modo a criar um ambiente positivo e apoia os aspectos motivacionais e afectivos da aprendizagem.
2. Processual: o professor intervêm sobre aspectos administrativos e técnicos relacionados com a aula e o curso.
3. Expositivo: as intervenções do professor são apresentadas através de conteúdo com conhecimento.
4. Explicativo: o professor utiliza uma questão do aluno para explicar conteúdos.
5. Tarefa cognitiva: o professor exige que os alunos participem activamente apresentando uma questão de aprendizagem.
6. Interacções na assistência à aprendizagem: o professor tenta ganhar e manter a atenção dos alunos, bem como repete o conteúdo de forma a facilitar a sua memorização.
Conclui-se que um grande número de alunos confirmaram que tinham percebido o conteúdo quando as interacções sociais do professor se relacionavam com as interacções de assistência à aprendizagem.
Logo, é importante salientar, que o professor não deve descurar, de modo algum, os aspectos afectivos e sociais do curso, elementos que têm a tendência de desaparecer numa aprendizagem à distância. Segundo Bonk e colaboradores a assistência à aprendizagem é caracterizada em vários tipos de apoio à distância: conhecimento geral e cognitivo, questionamento, instrução directa, exemplos, feedback, estruturar as tarefas cognitivas, explicações cognitivas, "empurrar" para explorar, fomentar a reflexão, encorajar o diálogo, aconselhamento e gestão (sempre em privado, nunca para a turma em geral).
Síntese: Actualmente, as pesquisas sobre o papel do professor num ambiente de ensino à distância ainda se encontram numa fase inicial. Ainda persiste a ideia de que o papel do professor limita-se a responder aos alunos que necessitam de ajuda, e, de que os aspectos cognitivos de aprendizagem estão por conta dos alunos. Contudo,o número de técnicas são bastantes, como por ex. o facilitar de discussões, o transmitir instruções directas e dando feedback aos alunos.
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